4.8.14

#246 - Estágio antes da universidade

Monsters University

O meu quarto está mesmo quase pronto, só lhe falta o tapete - por isso é que ainda não vos mostrei. Mas não é disso que venho falar. Há dias li num blogue, que sinceramente já não sei em qual foi, que uma boa ideia é fazermos uma espécie de estágio antes da universidade.

Eu, por exemplo, sou uma rapariga de ideias fixas. Sempre quis algo relacionado com animais e plantas, por isso já desde o meu 7º ano que quero seguir Biologia (não foi ao calhas que tive 18 no fim do período). Estou mais que decidida e antes de entrar para o secundário, andei a ver universidades. Admito que a que mais me cativou foi mesmo a de Évora, sobretudo porque o meu primo já lá tinha andado e uma filha de uma colega da minha mãe também (ela que por acaso tirou biologia). 

E, pensando bem na ideia, acho que seja muito boa. Um "estágio" ou um "part-time" que nos possa proporcionar a experiência do curso que queremos seguir dá-nos a oportunidade de saber no que nos vamos meter, se é mesmo isto que queremos. E também porque o ensino é muito teórico e quase nada prático. Pegando em mim como exemplo, ainda não sei que "área" da biologia vou seguir, mas gostava muito que fosse biologia-marinha, pelo que podia trabalhar num sítio onde lidassem com isso.

O que acham desta ideia?

23 comentários:

  1. Acho uma boa ideia. Eu por exemplo vou fazer voluntariado num hospital na área da oncologia, que é a parte da medicina que quero seguir :)

    ResponderEliminar
  2. Em relação ao estágio, nunca é uma má ideia! Muito sinceramente para mim não dava A minha ideia é terminar este ano o mestrado (fiz tudo seguido) e agora vou fazer um ou dois estágios profissionais por conta própria antes de entrar para o mercado de trabalho... Quanto À Universidade de Évora, posso te garantir que é das melhores Universidades do país, com um excelente espírito académico e um excelente currículo em qualquer área que escolhas. Évora tem muitos cursos virados para a vertentes do animais portanto acho que é das mais qualificadas ao nível nacional para a área que gostas. E sim, digo isto tudo porque estudo na Universidade de Évora, acredita que sei o que digo! Se fores para lá vais adorar e criar amizades, lembranças e conhecimentos para a vida! :) Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Na UMinho durante as férias de verão há um género de estágio chamado Campus de Verão, em que tu passas lá uma semana no pólo que tu quiseres, no teu caso no pólo das Ciências. Tenta saber se na universidade para que queres ir não há algo de género :)

    ResponderEliminar
  4. Acho uma excelente ideia Rosemary. Já tinha pensado fazer o mesmo. No meu caso algo relacionado com medicina

    ResponderEliminar
  5. Acho uma excelente ideia! OMG, Mike Wazowski *-*

    ResponderEliminar
  6. Ia dizer o mesmo que a Filipa Mota! É outro tipo de complemento (:
    Quanto ao estagio, se encontrares um força! Nunca é negativo ganhares conhecimentos dentro da área que pretendes (:

    ResponderEliminar
  7. A minha net falhou e nao sei se enviou o segundo comentário :/
    Aqui fica de novo um semelhante: a questão do verão no campus nao é bem um estagio. É para mostrar como funcionam as diversas áreas e os cursos disponíveis naquela universidade... É para introduzir os alunos à vida na universidade e nao tanto as profissões (:

    ResponderEliminar
  8. Amar é pouco ahaha estou sempre a chatear o meu namorado ele até me ofereceu uma pen vê lá xD

    ResponderEliminar
  9. Os estágios ajudam imenso, por isso acho que devias mesmmo ir : )

    ResponderEliminar
  10. É uma óptima ideia! Eu, por exemplo, quero design de moda e há dois anos passei o Verão numa modista a aprender algumas coisas. Deu-me imenso jeito :)

    ResponderEliminar
  11. acho uma ideia boa!

    ResponderEliminar
  12. Também gostava de ter um peluche mas ainda não vi nenhum em conta :/ são caros ahaha e eu nã quero um propriamente pequeno

    ResponderEliminar
  13. Acho uma excelente ideia! :)

    ResponderEliminar
  14. Eu estudo na universidade de Évora :)

    ResponderEliminar
  15. espero que toda esta fase te corra bem. Também já pensei na universidade de évora mas ainda tenho de pensar e pedir opiniões para quando chegar a altura. não me arrepender de nada- Vai tudo correr bem!
    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  16. Já te respondi querida :)

    ResponderEliminar
  17. Aqui está querida: http://amanhavouserfeliz.blogspot.pt/2014/08/blogosfera-vem-ai-uma-surpresa.html

    ResponderEliminar
  18. Tenho um amigo que costuma participar nesses iniciativas das universidades e faz pequenos "estágios" lá no verão... pelo que sei já o fez em Lisboa e na universidade de Coimbra e ele diz sempre que aquilo é incrível :)

    r: bem, é complicado... digamos que ele me pediu que tratasse de uns papéis para umas coisas que estamos a organizar e eu fi-lo (demorei 4 horas a fazer aquilo), mas quando lhe mandei para ele ver ele disse que aquilo estava tudo mal, que não era assim e depois enviou-me um exemplo de uma linha de como ele "faria"... e digamos que isso me magoou porque eu me dediquei imenso àquilo e agora tenho que fazer tudo de novo porque não está como "ele faria".. enfim, são apenas parvoíces minhas. mas obrigada por perguntares! :)

    ResponderEliminar
  19. É sempre uma mais valia, até porque está em contacto com a área que queres seguir e começas a ganhar experiência :)

    Acabei de te responder ao e-mail que me mandaste (: beijinhos*

    ResponderEliminar
  20. Acho que é uma ótima ideia para perceberes o que via fazer no futuro e assim :)
    R. Ainda bem que gostaste!!

    ResponderEliminar
  21. Na altura saberás qual o caminho da biologia seguir :)
    No entanto, essa tua ideia de trabalhar em algo relacionado com o que queres seguir é uma excelente ideia :)

    ResponderEliminar
  22. Vais para Évora? É lá que eu estudo também! Aconselho muito que vás para lá, e conheço muito bem uma rapariga de Biologia, força. Mas se conseguires um estágio primeiro é porreiro, mas não sei como consegues já uma experiência assim sem teres nenhum ano de estudo.

    ResponderEliminar

Comentários ofensivos não serão publicados.
Dá a tua opinião e não te deixes influenciar por os outros (:
Rosemary D.