31.7.14

#240 - Ballet

bullet cut

O ballet não é nenhum ABC que se aprende assim, num estalar de dedos. Pelo contrário, é preciso algum tempo, muita técnica, flexibilidade, paciência, dedicação e capacidade. Eu já ando no ballet desde que me lembro. Foi aos 5/6 anos, quando entrei para a escola primária que comecei com o ballet.

Para vos ser sincera, não me lembro das minhas primeiras aulas. A partir dos 8 anos "ganhamos" uma nova professora. E foi aí que as coisas começaram a arder a sério. Para começar, o meu primeiro exame não foi de pré-primário nem de pré-school. Passei automaticamente para o grau 1. Até aqui tudo bem. Fiz o grau 2 com distinção e todos os outros (1,3,4 e 5) com mérito. Não foi fácil, mas sempre foi o que eu mais gostava na vida, era por isso que eu lutava. Lutava pelos espectáculos, pelos nervos atrás do palco, pelos "eu consegui" quando acabava a dança, pelos aplausos, por aulas cansativas, por mim, por o meu mérito. Por o meu corpo e pela minha postura.  Pela minha alma.

E, ao fim de 10 anos a lutar por tudo isto, com muita pena minha e com várias lágrimas nos olhos, eu meto um ponto-final a este capítulo fantástico e maravilhoso da minha vida. Prestes a fazer 16 anos, a ir para o 11º ano e a ver a faculdade lá ao longe, a dança não vai ter uma saída na minha vida. E eu agradeço por tudo o que me deu e tudo o que me ensinou. Agradeço por me ter ensinado a amar música clássica, agradeço a postura, o ritmo, o corpo, a alma e as amigas. Agradeço a maravilhosa e perfeita professora que tive. Mas, com dificuldades pela frente e sem pessoas que me digam "não desistas", eu desisto.

Fazem ballet/faziam? O que acham desta modalidade?

19 comentários:

  1. Nunca fiz ballet porque infelizmente a minha mãe não me pode dar essa oportunidade, o sonho dela era ter sido bailarina ^^. Adorava ter aprendido, acho que é uma modalidade que tem de se começar logo de novinha e como eu já vou a caminho dos 19 anos não vale muito a pena, ahahah. Mandei-te um email querida, beijinho ♥

    ResponderEliminar
  2. Eu não faço, mas ultimamente tenho ganho uma grande curiosidade, eu gostava até de ter feito (mas já é tarde) e enquanto antes eu achava o ballet uma seca agora gosto de assistir a um bom espectáculo :)

    ResponderEliminar
  3. Nunca fiz, mas acho super interessante :)
    R: Aw, obrigada :)

    ResponderEliminar
  4. Podes fazê-lo com quem quiseres, sozinha também é engraçado mas partilhar ideias com outra pessoa é sempre melhor! Oh, obrigada, eu também adoro o teu, é dos poucos que vou diariamente ou que leio sempre quando tem uma publicação nova :)

    ResponderEliminar
  5. Eu nunca fiz ballet mas era uma coisa que eu gostaria de fazer ou pelo menos experimentar uma aula :)

    ResponderEliminar
  6. Faço ballet há 12 anos e, por isso mesmo, identifiquei muito com este texto. Apesar de já estar na faculdade, ainda consigo ter tempo para as aulas, é algo que realmente nos faz bem, e só quem pratica é que o sabe. Pode-se ter jeito, mas também temos que trazer essa paixão no coração.
    Pode ser que um dia possas voltar, é um bichinho que fica :) Infelizmente também terei de deixar quando conseguir arranjar um part-time..

    ResponderEliminar
  7. Oh, mas podias ficar mais dois anos! \:

    ResponderEliminar
  8. Nunca fiz, mas gostava de ter feito. Acho que é uma modalidade muito interessante. É uma pena ter de desistir de algo que se gosta tanto. :\
    -Elisabete

    ResponderEliminar
  9. eu fiz durante dois anos, mas enjoei um pouco e fui para a ginástica. Vai fazer 6 anos em setembro. Digo-te que, filha minha vai andar no ballet.

    ResponderEliminar
  10. adoro ballet mas nunca oportunidade de praticar :)

    ResponderEliminar
  11. tenho pena de não ter aprendido, admiro imenso quem o faz!

    ResponderEliminar
  12. Porque ficas até ao 12º ano? Quer dizer tu tens toneladas de tempo só ainda não sabes disso. (arrependo-me de na tua altura ter achado o mesmo em relação a outras coisas e agora na faculdade acho que foi um desparate) É possível gerir isso! e secalhar só na faculdade é que vais perceber o "erro" que poderás estár a cometer. Fala com a carolina (lucky 13)... ela está na faculdade e consegue gerir tudo. Pede-lhe umas dicas ^^

    Resp: Já respondi ao mail!!

    ResponderEliminar
  13. Tenho algumas amigas que fazem/fizeram, mas nunca me chamou muitoooo a atenção.
    Gosto muito de ver (mas gosto mais de ginástica :b).
    Acho uma modalidade bastante elegante e é provavelmente isso que faz com que tenha um pouco de interesse, mas nada de mais.

    ResponderEliminar
  14. Quando era pequena queria muito entrar, mas perto de minha casa não existiam escolas de ballet, e os meus pais não tinham disponibilidade para me levar/buscar. Sempre adorei ballet e ginástica mas infelizmente nunca tive a oportunidade de experimentar.
    E agora, aos quase 20 anos de idade, já é muito tarde para isso. :/

    ResponderEliminar
  15. Uma colega faz e costumo ir ver os seus recitais... é magnifico

    ResponderEliminar
  16. Adoro encontrar pessoas aqui no blogue que gostam e praticam ballet. Ballet é grande parte da minha vida.

    ResponderEliminar
  17. Tenho que te dizer que sou apaixonada por ballet, ao encontrar o teu blog, vi ballet, e fui logo ler. Não tens noção, eu já pratiquei e tenho um diploma dos patinhos e aquilo foi tão giro! Adorava poder continuar, é um grande sonho mesmo que eu tenho, no entanto tenho medo de não o conseguir realizar :/
    Vou seguir o teu blog, para continuar a ver esta tua "tag" do ballet, obrigada por terer um blog e partilhares esta dança maravilhosa connosco!

    ResponderEliminar

Comentários ofensivos não serão publicados.
Dá a tua opinião e não te deixes influenciar por os outros (:
Rosemary D.